sábado, 18 de outubro de 2014

Educação a distância no Brasil: mudança social e tecnológica



 A educação a distância no Brasil apresenta crescimento exponencial na última década. Aliado a este crescimento, há o aumento do interesse da sociedade em adquirir conhecimentos e requerer seus direitos através das políticas públicas. O fato de o Brasil apresentar uma diversidade vasta de grupos e culturas favorece a educação mediada por tecnologias que aproximem as pessoas de todas as regiões. A sociedade no passado era desvalorizada, sem direitos e deveres que contemplassem o indivíduo a adquirir conhecimento e, com isso, não havia competitividade. Hoje podemos perceber que as políticas públicas sociais garantem oportunidades de crescimento e desenvolvimento do cidadão e do meio em que ele vive. A EaD estimula a diminuição da grande desigualdade social existente, visto que oferece acesso a educação às pessoas com diversos tipos de dificuldades para se deslocar aos grandes centros. Uma vez tendo acesso ao conhecimento, estas pessoas passam a ter maiores oportunidades de trabalho e maiores rendas familiares; podendo ascender-se continuamente. O Estado, por meio de leis, garante aos cidadãos essa ascensão facilitando a expansão da EaD em todo o Brasil. O avanço das tecnologias favorece esta modalidade de ensino e aproxima o aluno do professor através de seus recursos cada vez mais avançados.

A educação a distância tem a proposta de levar a educação a toda a parte do 
país, eliminando barreiras, sejam elas geográficas, culturais, dentre outras. Tendo nessa 
modalidade a expectativa de uma progressão da erradicação do analfabetismo funcional 2
Anais | I Simpósio Regional de Educação/Comunicação
e sua inclusão no mercado de trabalho. Sendo que a mesma, proporciona condição de 
capacitar inúmeras pessoas em tempo e espaço simultâneos.
Nessa perspectiva, podemos refletir sobre a modalidade de educação a distância 
como um mecanismo de inclusão educacional e social, para aqueles que não puderam 
ou tiveram acesso ao ensino seqüencial após escolarização, ou então, que não tiveram a 
oportunidade de fazer o curso desejado por questões de localidade, tempo ou horário.
 Considerando que a educação a distância está voltada, principalmente para 
jovens e adultos com a devida maturidade para assumir seu aprendizado, com autonomia, 
é que observamos a flexibilidade existente nessa modalidade.
 Outros questionamentos surgem, quanto a inserção dessa clientela diante 
dessa modalidade de ensino, que está cada vez mais ligada às tecnologias informatizadas 
e digitais. Pois, não falamos apenas de inseri-las na esfera educacional, mas também 
abordamos as exigências da modernidade e das desigualdades de acesso dada a condição 
social de cada individuo.
 Até que ponto a sociedade está preparada para interagir com essas tecnologias? Qual a função do mediador pedagógico nessa nova formação educacional? 

Será que a sociedade está realmente incluída nessa perspectiva educacional? 
 A metodologia utilizada para desenvolver esta pesquisa encontra aporte nas 
pesquisas bibliográficas e documental. Tendo como fontes principais: as políticas públicas 
governamentais, leis, portarias. Como referencial teórico, nossos principais autores são 
Maria João da Silva Ferreira Gomes, Maria Luiza Belonni e Edith Litwin.
 A proposta de trabalhar com uma análise sobre as políticas públicas, tem 
como objetivo refletir sobre os documentos norteadores dessa modalidade de ensino, que 
ainda sofre preconceitos. 

CONCEBENDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM NOVO MODELO EDUCACIONAL EFICAZ

Tendo em vista as transformações sociais, culturais, tecnológicas e cientificas por 
que passa a sociedade, toda a educação está sendo repensada, inclusive a modalidade de 
ensino a distância.
A EAD (Educação a Distância) enfrentou e ainda continua enfrentando muitas 
barreiras, dentre elas o preconceito, a confiabilidade nessa formação do aluno fora 
do processo tradicional de ensino. Muitos questionam quanto à qualidade do ensino, 
entretanto os resultados acadêmicos têm apresentado índices satisfatórios. 
Sempre relacionada às tecnologias educacionais, a educação a distância 
historicamente também passou por gerações do conhecimento como a exemplo das 
modalidades existentes, dentro desse modelo educacional. Desde a educação a 
distância transmitida por correspondência, valendo-se da escrita como mecanismo de 
propagar o conhecimento, passando para o ensino semi-presencial, com encontros 
periódicos para a troca de informações até as experiências às aulas tele transmitidas com o 
auxílio do tutor aos cursos online, todo esse tempo um caminho com grandes progressos 
foi percorrido com o intuito de dar melhores condições de aprendizagem para os que 
buscam o conhecimento através dessa modalidade de ensino.3
I Simpósio Regional de Educação/Comunicação | Anais
A emergência de um novo padrão tecnológico, que se verifica nas últimas décadas, 
permite refletir sobre a disseminação das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) 
que, por sua vez, tem trazido impactos a todos os setores da sociedade, por meio de 
transações comerciais, relações pessoais, trabalho, estudo e pesquisa. Todas afetadas de 
maneira positiva, pois trazem a perspectiva de que cada vez mais e de forma acelerada 
tornem-se imprescindíveis em qualquer tipo de relação na sociedade contemporânea.
Eis um desafio, pois a utilização dessas tecnologias requer preparo e capacitação 
constante para saber lidar com todas essas novidades e acompanhar as transformações 
impostas pela sociedade do conhecimento informatizado e digitalizado. Com isso, a 
capacitação tecnológica tem sido um desafio colocado a cada cidadão, que tem que 
desenvolver habilidades, que forneçam condições para conviver e ser incluído num ambiente 
altamente tecnológico que exige a utilização critica e não meramente instrumental das mídias.
As TIC estão cada vez mais inseridas na EAD, visto que as tecnologias estão 
presentes em todas as organizações, objetivando romper barreiras de tempo e distância, 
tornando mais eficaz a comunicação entre as sociedades. Dispondo de interfaces 
diversificadas para utilização no contexto educacional, como os e-mails, chats, fóruns, 
blogs, vídeo e tele conferências, dentre outros.
Analisar, discutir e redefinir o modelo moderno de produção e difusão do 
conhecimento parece se constituir em necessidade imperativa frente às novas demandas 
colocadas por um mundo em constante redefinição, marcadas pelo processo crescente 
de globalização, reconfiguração das economias, acelerado desenvolvimento tecnológico 
e, conseqüentemente, das relações e práticas sociais, culturais e educacionais. Sendo 
as políticas públicas norteadoras desse processo suscitando provocações, no sentido de 
refletirmos sobre até que ponto essas políticas implementam as possibilidades de inclusão 
social, no mundo globalizado, informatizado e digital que invadiu as sociedades, sendo 
concebida em uma nova cultura de rápida disseminação e apropriação.
Embora a apropriação pareça ser rápida, não podemos nos enganar acreditando 
que todos têm acesso e nem que é fácil ou simples para o usuário. Gomes (2004) aponta 
sobre a complexidade conceitual da educação a distância:
A clarificação do conceito de educação a distância não é tarefa fácil. 
Na verdade, à medida que aumenta o interesse por este campo de 
estudo e se multiplicam as investigações, comunicações cientificas, 
livros e artigos abordando essa temática, mais premente se torna a 
clarificação desse conceito. (GOMES, 2004, p.47)
 A teórica Maria João propõe reflexões acerca dos conceitos e teorias sobre 
a modalidade de ensino em questão e relata serem numerosas as contribuições de outros 
teóricos em confundir e criar ambigüidades em torno da definição do conceito e da 
terminologia relacionada com a educação a distância.
A autora faz uma análise dos conceitos e teorias existentes sobre a educação a 
distância, refletindo sobre este campo de estudo, apresentando as discussões que surgem 
e o interesse cientifico em torno dessa temática. 
A diversidade de definições existentes espelha, por um lado, as 
diferentes perspectivas dos seus autores e, por outro, a evolução 
que se vem registrando neste domínio, em grande parte associada 
ao surgimento ou desenvolvimento de novas tecnologias com 
características e potencialidades inovadoras em relação às 
anteriores. (GOMES, 2004, p. 54)
O que podemos perceber é uma evolução do processo de ensino desta modalidade 
e suas adaptações ao longo das gerações, para atingir as expectativas, necessidades e 
exigências do mercado. As teorizações problematizando o sistema e buscando melhorias 
e contribuições para sua evolução, enriquecem as discussões neste campo educacional 
tão promissor e ainda em construção que é a educação à distância.


Textos retirados dos sites:
http://geces.com.br/simposio/anais/wpcontent/uploads/2014/04/POLITICAS_PUBLICAS.pdf

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/educacao-a-distancia-no-brasil-mudanca-social-e-tecnologica/45755/

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