sábado, 18 de outubro de 2014

REPRESENTAÇÕES DAS TICS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 




Estamos vivendo uma era em que a internet já faz parte da vida da maioria das 
pessoas, inclusive seu acesso tem sido proporcionado nas escolas. Dessa forma, 
percebe-se que o professor recebeu um novo desafio ao desempenhar seu papel: saber 
lidar com as novas tecnologias em tempos digitais. Os alunos devem ser incentivados a 
explorar a web uma vez que, essa proporciona as pessoas oportunidades de construir um 
novo tipo de experiência cognitiva e sociocultural. O presente artigo tem como objetivo 
principal mostrar os resultados de uma pesquisa realizada dentro de um projeto maior 
denominado Projeto Forte. Esse projeto teve com um dos seus objetivos verificar como 
tem se dado a representações das Tics na Educação básica do eixo Ilhéus e Itabuna. Os 
professores têm argumentado que encontram dificuldades para ensinar Língua inglesa 
uma vez que esses a escola não disponibiliza nenhum um livro didático para auxiliarem 
o professor a desenvolver as suas aulas. 

Interessante notar que nem todos acreditam que o uso da tecnologia no ensino traz 
benefícios, pois associam as tecnologias digitais com a trivialidade e a grosseria da 
cultura popular argumentando que as novas tecnologias tais como jogos de computador 
não têm espaço algum na educação formal. Além disso, preocupam-se com o acesso 
aberto das crianças as indesejáveis fontes de informação por meio da internet. A adoção de tecnologias é um processo dinâmico e variável, e é preciso pensar 
que as tecnologias digitais afetam a aprendizagem do letramento e suas práticas. 
Percebe-se que são praticas comuns na vida dos jovens usar telefone celular, mensagem 
de texto, a internet, mensagens instantâneas, jogos online, blogs, mecanismos de busca, 
web sites, e-mail, vídeo digital, musicas e imagens. Tornar os alunos letrados no mundo 
digital não é tão complexo como muitos acreditam, uma vez que são práticas de 
letramento digital: processar palavras, articular hipertextos, participar de discussões 
online, usarem software de apresentação, criar páginas na web e se congregar em 
portfólios digitais e essas atividades eles aprendem a realizar com facilidade. É 
perceptível que os jovens trazem habilidades avançadas relacionadas à tecnologia para 
sala de aula que poderiam ser usadas produtivamente para a aprendizagem da língua e 
do letramento. 
O professor, neste contexto de mudança deve saber orientar os 
educandos sobre onde colher informação, como tratá-la e como 
utilizá-la. 

Resumo: Esse artigo apresenta reflexões produzidas sobre o tema Novas tecnologias no 
ensino de Língua estrangeira, tendo em vista as representações das tics na educação 
básica, buscando favorecer novas formas de aprender e de ensinar usando tecnologias 
como ferramentas de aprendizagem. Proporciona aos leitores uma visão ampla do 
conhecimento cientifico na área de novas tecnologias como instrumento de produção de 
conhecimento, introduzindo o uso de novas tecnologias numa escola, envolvendo 
projeto de informática educativa, internet na educação, software educativo e atualização 
pedagógica. Estas reflexões abordam: a formação de professores frente às novas 
tecnologias, a socialização na internet, a capacitação de professores para utilização da 
informática na sala de aula e a internet como ambiente de pesquisa na escola. 

Michele Macedo dos Santos; Rodrigo Camargo Aragão 
Universidade Estadual de Santa Cruz

Texto retirado do site (http://www.uesc.br/eventos/sepexle/anais/07.pdf)

                                          https://www.youtube.com/watch?v=AhqhpIh-wEg

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